Escola das Ciências – Biologia e História


Contato: 27 3332 1612

Informações: Um dos objetivos principais da Escola da Ciência – Biologia e História é estimular a consciência e ações de preservação ambiental e do patrimônio histórico. O local conta com o Espaço da Educação Ambiental, que, por meio de atividades, envolve o público de forma interativa. No primeiro andar do prédio localiza-se a Escola da Biologia, onde são representados, por meio de uma exposição viva, três ecossistemas aquáticos do Espírito Santo. São cinco aquários: dois de água salgada, dois de água doce e um de manguezal, com simulação de maré. Nesse mesmo local, são recriados ambientes da fauna e flora da Mata Atlântica e da Restinga, apresentando, inclusive, algumas espécies ameaçadas de extinção como, por exemplo, a jaguatirica e o jacaré de papo amarelo. No segundo andar, está a Escola da História, uma área reservada aos Aspectos Históricos de Vitória e do Espírito Santo. Nesse espaço, o visitante poderá conhecer as características do relevo da ilha de Vitória, os sítios arqueológicos, os aterros, as áreas verdes e miniaturas de prédios históricos. Artefatos arqueológicos, como lança, machadinha e outros instrumentos cortantes, compõem o Espaço da Pré-História, que destaca esse período da história na ilha de Vitória. No Espaço dos Alimentos podem ser vistos materiais resinados que refletem os hábitos e costumes do povo capixaba, entre eles estão frutas, quebra-queixo, moqueca capixaba, feijoada, caranguejo e panela de barro. Para despertar a consciência da necessidade de preservação do patrimônio histórico, ainda são apresentadas maquetes de prédios históricos da cidade de Vitória e do Espírito Santo.

Como chegar: Avenida Dário Lourenço de Souza, n.º 790, bairro Mário Cypreste, Sambão do Povo. Linhas de ônibus que passam pela escola: 370 (Resistência x Fradinhos); 181 (Mário Cypreste x Tabuazeiro); 031 (Sambão do Povo x São Benedito).

Horário de funcionamento: O espaço está aberto para o público em geral no horário de 8 às 12 horas e 14 às 18 horas, de terça-feira a sábado, e de 14 às 18 horas aos domingos e feriados. As escolas, públicas e privadas, e grupos com mais de dez pessoas, devem agendar as visitas. Todos os visitantes serão acompanhados por instrutores responsáveis pela orientação e esclarecimentos.

Telefones (27) 3332-1612 e 3381-6994.

Fonte: PMV